Se você é uma pessoa que não vai no cinema só pra se divertir e gosta de ser impressionado com cenas chocantes, leia com atenção as seguintes dicas.
Meus filmes favoritos são aqueles que conseguem fazer com que eu pense em uma cena, um personagem ou um diálogo por dias, até mesmo semanas. Muitos desses são filmes perturbadores, com dor, prazer, morte e paixão, filmes que nós levam a duvidar das pessoas, talvez até de nós mesmos.
Vou falar de três filmes hoje que talvez não sejam meus favoritos, mas com certeza me marcaram, e serão difíceis de esquecer.
Selma possui uma doença hereditária que faz com que ela perca sua visão gradativamente. Temendo que seu filho comece a sofrer os mesmos efeitos, ela procura tratamento para o garoto.
Com a piora de sua doença, Selma fica cada vez mais dependente da boa vontade de seus conhecidos. Além disso, para pagar o caro tratamento de seu filho, ela precisa trabalhar cada vez mais na fabrica.
Nesse maravilhoso e triste drama,o diretor Lars von Trier faz uma crítica à sociedade americana e nos mostra quão cruéis e oportunistas as pessoas podem ser. Confesso que não consigo lembrar de filme mais triste.
O filme ficou famoso após uma de suas cenas ser eleita a mais chocante do cinema, se trata do estupro de Monica Bellucci num túnel escuro.
Sem dúvida, essa obra de Gaspar Noé não foi feita para quem tem estômago fraco. Eu particularmente gostei muito do filme, assisti-lo foi uma experiência única.
Só uma curiosidade - No poster do filme, é possível ver que no título "Anticristo" as letras "o" e "t" formam o símbolo de Vênus, uma clara referência às mulheres.
Enfim, esse não é um dos meus longas favoritos, porém é uma experiência válida, o filme choca, amedronta e nos faz refletir sobre a natureza humana. Aliás, dizem que Lars von Trier quis mostrar nesse filme que o Anticristo é na verdade a natureza, só assistindo pra entender.
"Dançando no Escuro" ganhou Palme D'Or em Cannes e também o melhor atriz para Björk no mesmo festival. Quem também ganhou prêmio em Cannes de melhor atriz foi Charlotte Gainsbourg pelo seu papel em "Anticristo". "Irreversível" foi indicado para Palma de Ouro em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário