Central - um blog sobre cinema. Do alternativo ao mainstream, os melhores filmes.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Crítica - A Viagem de Chihiro



 Antes de começar a falar sobre o filme tenho que dizer que sou totalmente leigo acerca do cinema japonês. Nunca lí mangás, não sou fã de anime e etc. Porém, de tanto ouvir falar nesse filme resolvi assisti-lo.

 'A viagem de Chihiro', do respeitado cineasta Hayao Miyazaki conta a historia de uma garotinha de dez anos que acaba de se mudar para uma nova cidade. À procura de seu novo lar, Chihiro e seus pais pegam um atalho por um caminho misterioso e inóspito que os leva à um parque temático abandonado.



 Curiosos para ver o parque, os pais de Chihiro começam a explorar o local, a garota não estava tão empolgada como seus pais e queria sair logo do local. No final das contas Chihiro prefere ir com seus pais à ficar sozinha no carro os esperando.



 Assim começa uma das mais fantásticas e inusitadas histórias que já vi. Como o filme é totalmente lúdico e alegórico não contarei muito sobre seu roteiro, caso contrário o filme não teria o mesmo encanto.



 Logo no começo fiquei impressionado com a qualidade técnica e a riqueza artística da animação, cada frame é uma pintura, cheia de cores e detalhes. A escolha pela animação seja talvez a única possível para exprimir tantas idéias e personagens surreais.  Bruxas, dragões, deuses e até mesmo um rio (assista e entenderá) fazem parte da trama.



 Enfim, o filme é um soco no estômago para quem pensa que animação japonesa é feita somente de robôs assassinos e coisas do tipo. Sem duvida, olharei de forma diferente para animes e a cultura pop japonesa. Apesar de muita coisa trash, tenho certeza que há outras obras que como essa, simbolizam de modo inesquecível a peculiaridade e beleza da cultura do Japão.

Sucesso de crítica e público, 'A viagem de Chihiro' ganhou vários prêmios, como o Urso de Ouro de melhor filme e o Oscar de melhor animação. Além disso, ganhou um fã chorão e metido à crítico. :)

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger