Central - um blog sobre cinema. Do alternativo ao mainstream, os melhores filmes.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Série diretores - Alejandro González Iñárritu





 Alejandro González é um dos novos diretores do cinema Latino Americano que já fazem sucesso pelo mundo.

 Esse jovem diretor mexicano teve seu primeiro longa lançado em 2000. "Amorres Perros" é um filme que se passa na Cidade do México e mostra três histórias distintas unidas por um acidente de carro.


A película faz parte da Triologia da Morte, que também inclui os filmes "21 gramas" e "Babel".


 Com um enredo original, atmosfera densa e uma pegada 'indie', o filme chamou atenção dos críticos e concorreu à varios prêmios, incuindo Oscar, Cannes e BAFTA.

Após o sucesso de "Amores Perros", Alejandro entrou para o cinema Hollywoodiano com o segundo longa de sua triologia: "21 gramas", estrelando grandes atores como Benicio del Toro, Naomi Watts e Sean Penn.



 Novamente um filme com diferentes núcleos unidos por um acidente. Esse porém conta com um roteiro não linear, adicionando ao filme um teor de suspense que prende o espectador até sua última cena.
 "21 gramas" também recebeu indicações a varias premiações, incluindo Oscars e BAFTAs.




 Fechando a triologia, "Babel" é lancado em 2006. Com cenas em diferentes locais do mundo como México, EUA, Japão e Marrocos, o filme mostra como pessoas vivendo em lugares tão distantes podem influenciar a vida uns dos outros por um simples acontecimento.
 Contando com a atuação de estrelas de Hollywood como Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal, "Babel" foi a película mais bem sucedida de Alejandro, tanto em público quanto em crítica, ganhando o Oscar de melhor roteiro original, Cannes de melhor diretor, além de várias outras indicações e prêmios.

 Mesmo tendo semelhanças entre suas obras, cada umas mostra de maneira forte dramas pessoais de personagens mais diversos que apesar de terem vidas totalmente diferentes passam pelas mesmas agonias e tristezas. E em cada filme um sentimento diferente é trazido à tona, que dita o teor da história até o seu desfecho.
 Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para o diretor por ter filmes que tratam de assuntos parecidos e incluem vários núcleos de atores, eu pessoalmente gosto do que Alejandro Gonzáles Iñarritu tem feito até agora e acho que todas as suas obras são dignas de serem vistas e analisadas com carinho. Agora é esperar até que seu proximo projeto, "Biutiful", saia nos cinemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger