Central - um blog sobre cinema. Do alternativo ao mainstream, os melhores filmes.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Crítica - O Solista




 "O Solista" é um drama baseado em fatos reais que conta a história de Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um morador de rua que toca violino pelas ruas de Los Angeles.
 Ayers é descoberto por Steve Lopez (Robert Downey Jr.), um colunista do jornal LA Times, que se interessa por seu talento e, posteriormente, por sua história de vida.



 O jornalista resolve contar a história de Ayers em sua coluna. Para isso, ele resolve pesquisar sobre a vida do mendigo que sofre de esquisofrenia.
 Lopes descobre que Nathaniel Ayers possuia uma vida normal, e desde jovem era fascinado pela música.



Ao ganhar seu primeiro instrumento musical, o garoto se torna um aficcionado. Sempre trancado no seu quarto tocando, Ayers ficava cada vez mais distante do mundo real. Apesar disso, com muito esforço o garoto conseguiu entrar para uma das mais conceituadas escolas de música do mundo, a Julliard School em Nova York.
 Durante seu segundo ano de estudos na instutuição, Nathaniel desenvolve esquisofrenia. Por essa razão, ele acaba se tornando um morador de rua em Los Angeles e, apesar de sua condição precária, continua tocando.



 Após publicar a história de Nathaniel, um leitores da coluna de Lopez se sensibiliza deixa com o jornalista um violoncelo para ser entregue ao pobre homem.
 O jornalista encontra Ayers novamente, porém diz à ele que só lhe dará o instrumento se ele entrasse em um programa para pessoas com problemas mentais.
 Lopez fica cada vez mais próximo à Nathaniel e descobre um outro lado de Los Angeles. Apesar de ser uma das cidades mais ricas do mundo, LA é uma cidade violenta e segregadora, mais de noventa mil pessoas moram em suas ruas.



 "O Solista" foi uma das grandes surpresas do ano de 2009. O longa retrata o modo de vida superficial e individualista que deixou de ser exclusividade dos americanos e poderia ser contado em qualquer grande metrópole do mundo. O filme merece destaque por contar uma história real de maneira tão delicada sem perder o olhar crítico.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger