Central - um blog sobre cinema. Do alternativo ao mainstream, os melhores filmes.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dicas - Animações Pixar





 Desde que lançou "Toy Story" (que rendeu uma premiação especial no Oscar) em 1995, a Pixar vem atraindo a cada novo filme, mais pais e avós ao cinema. A idéia de que personagens bonitinhos e situações fantasiosas são coisas de criança há muito foi deixada para trás.



 Com sua entrada triunfal no mercado, a Pixar conseguiu quebrar o "monopólio" da Disney no que se tratava de filmes infantis. Com ela vieram outras empresas menores que conseguiram fazer longas de grande sucesso como "A Era do Gelo" e "Shrek". Hoje, curiosamente, o estudio de animação pertence à compania do Mickey Mouse.
 Porém, diferentemente de outras companias de animação, a Pixar - mesmo tendo sido comprada pela Disney - conseguiu, além de fazer grandes blockbusters, preservar a alma e a filosofia da empresa. Todos os seus filmes possuem uma atmosfera mágica que encanta pessoas de todas as idades e gostos.

 Um dos filmes que merece ser citado é "Procurando Nemo". O longa conta a história de um peixe palhaço à procura de seu único filho, Nemo que fora capturado e levado para fora do mar.
 Afim de encontrá-lo, o pai de Nemo nada em direção à costa, mais precisamente o porto de Sidney. Durante o trajeto, o peixe encontra vários animais que o ajudam na procura de seu filho.
 Um deles, aliás se tornou um dos personagens mais famosos e carismáticos de todos os filmes Pixar: Dory um peixe fêmea que sofre com a perda de memória recente.



 Outro filme imperdível é "Ratatouille". Nos esgotos do interior da França, um rato chamado Remy sonha em ser chef de cozinha. Após uma tentativa mal sucedida de roubar comida de uma velinha, ele e seus companheiros fogem pelo esgoto.
 Remy se perde dos outros ratos na fuga e acaba parando na cozinha do restaurante do seu grande ídolo, o falecido chef Gusteau. O rato começa a ter alucinações com seu ídolo, o que o leva a tomar decisões impensáveis.
 No restaurante Remy conhece Linguini, filho de Gusteau. O rapaz tinha sido recentemente contratado e trabalhava na limpeza. Após derramar acidentalmente uma sopa que estava sendo preparada, o rapaz coloca qualquer coisa na panela para que ninguém note o ocorrido. Vendo que o rapaz vez bobagem, o rato então resolve consertar a receita adicionando vários ingredientes.
 O sucesso do prato faz com que Remy e Linguini se tornem grandes amigos e juntos começam a trabalhar de cozinheiros no restaurante.

 Me arrependi de ter assistido "Up - Altas Aventuras" no cinema. O longa conta a fantástica história de um velhinho chamado Carl que, após o falecimento de sua esposa, promete à si mesmo que irá realizar o sonho que ela tinha: se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul.
 Cansado de viver brigando com construtores que pretendem comprar sua casa, Carl resolve voar com sua casa para a América do Sul, em busca de viver no Paraíso das Cachoeiras.
 O que o velhinho não esperava é que um escoteiro tivesse embarcado com ele. Juntos os dois embarcam numa grande aventura pela selva sul-americana e desenvolvem uma bela amizade.

 A maioria, senão todos os filmes da Pixar foram grandes sucessos de público e crítica. O primor técnico e a arte de surpreender a cada novo longa fazem da produtora um dos grandes nomes do cinema contemporâneo.



2 comentários:

  1. Excelentes animações...
    eu também indicaria "Os Incríveis" muuuito bom.

    ResponderExcluir
  2. ^^
    Obrigado por comentar. "Os Incríveis" é um dos únicos filmes da Pixar que eu ainda não assisti. Mas pelo menos no que diz respeito à bilheteria o longa fez bastante sucesso.

    Qualquer dia desses eu pego pra assistir.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger